KI SHIN TAI

TAINÁ JEZLER

sábado, 7 de novembro de 2009

KARATE PARA MULHERES




“Elaborada para as mulheres que querem aprender a se defender dos perigos das ruas e ainda de quebra perder uns quilinhos e enxuguar as gordurinhas extras!”

Nos dias de hoje viver em grandes cidades é conviver com a insegurança. É só ler ou assistir aos jornais, que a maior parte das notícias retrata a falta de segurança e a violência que tem aumentado consideravelmente.

Dentre todas essas notícias, as maiores vítimas são as mulheres, já que são alvo fácil e frágil para os meliantes de plantão, que as atacam principalmente em barzinhos e casas noturnas.

Para ajudar a mulher a se defender, a Lembu-Kan, criou uma aula de Karatê Especial para elas.

As aulas abordam exercícios e golpes diferenciados, que ensinam a mulher a se defender e a se portar diante de uma situação de risco.

O intuito da aula é fazer com que a mulher consiga equilibrar o corpo e a mente e, se mantenha sempre em uma postura segura, indicando que a fragilidade deu espaço para golpes de karatê, milimetricamente aprendidos e ensaiados.

As aulas são bem dinâmicas, e por esse motivo, além de toda as vantagens de equilíbrio e segurança que só as artes marciais proporcionam, as aulas de Karatê especiais para mulheres, seguem um programa de queima de caloria e enrijecimento dos músculos.

O Karatê se tornou na KI SHIN TAI, uma alternativa para aquelas mulheres que estão cansadas das monótonas aulas de musculação.

É fato que, após algumas aulas as mulheres já sentem os resultados, ficam mais ágeis, com mais flexibilidade e mais confiantes para encarar os perigos das grandes metrópoles

Com supervisão técnica da professora Tainá Jezler, mestre de karatê 1o. Dan do estilo Shotokan, as aulas de iniciação da Academia ki shin tai são direcionadas para todos os alunos . “A ênfase do trabalho é na base e no fundamento do karatê voltados para a correção. As aulas têm por objetivo promover a saúde e o bem estar físico e mental do praticante. No treinamento rigoroso e disciplinado, o corpo e a mente atuam em conjunto. Através da prática do karatê são adquiridos, de maneira harmoniosa, os meios para o desenvolvimento das habilidades mentais (concentração, auto-controle, auto-conhecimento, estratégias de luta) e físicas (flexibilidade, resistência, reflexo, força, coordenação motora, condicionamento cardiovascular) de cada aluno de acordo com sua faixa etária. O treinamento físico é complementado pelo estudo filosófico e prática meditativa”, explica a professora Adriana Avagliano, que é 3o. Dan Estilo Shotokan.

Diversos trabalhos comprovam que a prática regular de karatê, com freqüência de 3 a 5 dias/semana, intensidade acima de 50% V02 máx, e duração contínua de 60 minutos trazem benefícios cardiovasculares, aumento da capacidade aeróbia e perda de gordura corporal para propósito de emagrecimento (IMAMURA, et al, 1999; SHAW & DEUTSCH, 1982). Proporciona ainda condicionamento muscular (não há ganho de massa muscular, mas de força e definição). Se praticado regularmente (no mínimo 3 vezes por semana), os resultados físicos e técnicos aparecem em cerca de um a dois meses de treinamento.

As variações no gasto calórico ocorrem em função do peso e massa corporal do praticante. Desta forma considerando o tipo de treinamento de karatê (kata, kihon ou kumite), uma mulher que pesa entre 55 a 60 Kg pode gastar em média entre 500 a 700 calorias por hora de aula.

As aulas para iniciante são divididas da seguinte forma:

15 minutos iniciais de aquecimento e alongamento. No aquecimento são realizadas atividades de corrida, corda, agilidade, velocidade, reflexo, etc

30 a 40 minutos de exercícios técnicos de karatê que são divididos em treinamento de kihon, de kata e kumite

Kihon – são as técnicas de fundamento de ataque e defesa, de base e postura

Kata - é uma combinação de movimentos de defesa, contra-ataques e deslocamentos que se desenvolvem segundo ordem e ritmo pré-determinados e que simboliza um combate real contra vários adversários.

Kumite - é o combate dois a dois onde se treina desde luta combinada até luta de forma livre (sem combinar quais golpes serão utilizados, nem qual região será atacada).

5 a 10 minutos finais onde são realizados exercícios de abdominais e dorsais para fortalecimento do Tanden (centro energético do corpo) além de prática meditativa.

0 Comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial