KATA
O que é? Para que serve? Por que fazer várias vezes? Será que estou fazendo certo? Essas são perguntas feitas pela maioria dos iniciantes no Karatê Shotokan.
Os exercícios de kata (forma) pode ser definido como uma série de movimentos sistematicamente organizados de técnicas ofensivas e defensivas, executadas numa seqüência predeterminada.
São vários golpes de defesa e ataque, onde o aluno vai de um determinado ponto a outro e depois retorna a sua origem.
Espiritualmente falando, kata objetiva desenvolver no karateca a cortesia, coragem, confiança polidez e humildade.
Fisicamente desenvolve fatores como: vigor, força, velocidade e postura adequada. Também desenvolve no karateca criatividade, animação, coordenação rítmica e dignidade. O kata deve ser treinado diariamente, com sinceridade e dedicação, pois seu efeito é cumulativo.
O kata tem a capacidade de estimular e equilibrar a mente dos praticantes, assim pode-se descobrir técnicas para aliviar tensões ou dificuldades que se encontram na área da luta.
Existem Katas fáceis e difíceis que exigem maior coordenação neuromuscular, curtos e longos, cada um com características próprias, que podem ser classificados em duas qualidades básicas: alguns são de movimentação simples, ortodoxas, fortes, que se destinam à formação muscular ou potência do corpo para condicionar o físico e a mente. Outros representam, com os exercícios rápidos, leveza de ação brusca e suave, com o objetivo de melhorar os reflexos e movimentação do corpo. De modo geral, o kata contém ambas as qualidades, diferindo em sua maioria pela predominância da força ou dos reflexos.
Os katas exigem a movimentação de todas as partes do corpo, ou seja, o trabalho integral do corpo humano.
Podem ser praticados sem limitações de sexo e faixa etária, sem necessidade de maiores espaços e materiais.
DICAS PARA UMA BOA EXECUÇÃO DO KATA
Seqüência correta dos movimentos, respiração adequada (breve, curta e longa, lenta) , ter ritmo e tempo (expansão e contração dos movimentos), observar o início e fim (deve começar e terminar no mesmo lugar), concentrar-se no significado de cada movimento (saber a aplicação dos golpes).
BUNKAI
É o estudo do kata, onde treinamos suas aplicações: omote-waza (técnica básica onde todos logicamente conseguem ver na sua execução) e ura-waza (técnicas que ficam difíceis de observar durante sua execução e são adaptadas ao biótipo de cada praticante) podendo ao invés de executar um bloqueio forte, esquivar-se do seu adversário. Estuda-se também a nomenclatura original dos movimentos e suas posturas corretas.
Também podemos sistematizar treinos modificando o Enbuzen (mapa do kata) original para um melhor rendimento do karateca.
No Karatê, devemos repetir os movimentos inúmeras vezes, pois além de aprimorá-los iremos fortalecer o nosso espírito que deve ser forte e perseverante em tudo que fazemos, pois enquanto tivermos um objetivo iremos lutar com afinco para alcançá-lo.
Por exemplo, se pegarmos uma pessoa e mandarmos que ela fique pendurada em uma barra a um metro do chão, quanto tempo ela ficará? Uns dez minutos? E se tirarmos essa barra e colocarmos a 10º metros do chão, quanto tempo essa mesma pessoa conseguirá ficar? Não é a mesma pessoa? A mesma barra? Só mudou o objetivo, aí entra o espírito.
0 Comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial