KARATÊ - Arte marcial, esporte, disciplina, história, definição.
Resenha Histórica:
Oriundo de uma arte marcial que surgiu na Índia, ao redor do ano 600 de nossa era. Embora se saiba pouco da origem dessa arte, o antecedente mais remoto se atribui a um monge budista chamado Daruma, o qual formou um sistema de preparação física e de combate.
Entretanto, sem dúvida, o karatê moderno nasceu na ilha japonesa de Okinawa, sendo seu patrono Funakoshi Gichin, quem o denominou como Karatê Do, onde “kara” significa vazio, “te” mãos e “do” caminho, é dizer “o caminho das mãos vazias”, o que indica que se trata de uma técnica de auto-defesa com as mãos.
Definição da Disciplina:
O sistema de ensino no karatê se concentra em cinco fatores técnicos: equilíbrio, utilização das superfícies mínimas, respiração correta, aproveitamento da constituição anatômica, contração e descontração.
O lutador usa uma superfície de ataque pequena, por exemplo, a frente do punho fechado. Sabendo que um golpe é tanto mais duro quanto mais rápido e, quando se domina perfeitamente a técnica respiratória do movimento.
HISTÓRIA:
É uma arte de origem japonesa. Significa MÃO VAZIA. Mais do que uma técnica de luta, é uma disciplina físico-mental por meio da qual seus praticantes desenvolvem capacidades, habilidades e aprendem a conhecer um conjunto de valores que contribuem em seu desenvolvimento integral.
Os princípios e fundamentos de sua prática são proporcionados pelos sistemas e estilos que existem e nos últimos anos sua face esportiva tem tido um grande desenvolvimento.
Em nosso país de maneira oficial inicia sua difusão no ano de 1950 através da colônia japonesa, inicialmente no estado de São Paulo e posteriormente em outros estados, o Karatê logo ganhou diversos adeptos.
Foram precursores do Karatê no Brasil, por estilos, data de chegada e data de nascimento, os seguintes professores:
KATA:
Significa forma. É um conjuntos de movimentos de ataques diretos, indiretos, bloqueios, técnicas de perna que se realizam em determinadas posições mantendo-se uma ordem lógica.
Existem em torno de 50 katas, dos quais alguns são apropriados para o desenvolvimento físico e fortalecimento das articulações e músculos e outros que buscam desenvolver os reflexos, a velocidade e a habilidade nos deslocamentos rápidos.
Todos os Katas em sua execução requerem um perfeito ritmo e coordenação. Os katas simulam um combate com vários adversários e em situações diversas. Executam-se com: Ordem, correto Embusen. Significado dos movimentos. Consciência do objetivo. Ritmo e Coordenação. Respiração adequada e compassada.
KUMITE: Significa luta, combate. É a aplicação pratica das técnicas do Karatê diante de um adversário real.
Seu objetivo é demonstrar a efetividade, tanto das técnicas de ataque como de defesa. Os pontos importantes a observar no trabalho do Kumite são: Distância, Velocidade, Reação, Antecipação, Controle e Correto ataque e defesa.
O kumite permite desenvolver a tática e a estratégia, seu aprendizado é progressivo e inclui o:
KIHON KUMITE: Combate básico.
(Inclui:
a - Gohon Kumite: Ataque e defesa em 5 passos.
b - Sanbon Kumite: Ataque e defesa em 3 passos e
c - Ippon Kumite: Ataque e defesa em 1 passo.
Todos com ataques, defesas e zonas de ataque definidas.
- Inclusões do tradutor).
JYU IPPON KUMITE: Combate básico com liberdade de movimentos, porém apenas com zonas de ataque definidas.
SHIAI KUMITE: Combate com regras oficiais e tempo definido. (Inclusão do tradutor).
JYU KUMITE: Combate livre.
0 Comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial